Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Reflexão para o 1º domingo de Advento


Hoje entramos oficialmente no período de Advento. Advento provém do latim adventus e significa chegada. É, por isso, o período em que nos preparamos para a chegada de Jesus no Natal. Um período muito bonito marcado pela cor litúrgica azul que dá o ar de esperança.
Algo que tem importante espaço neste período apenas nas igrejas luterana, católica e algumas reformadas é a coroa de Advento, também chamada grinalda. Grinalda parece nos remeter mais àquela coroa que é colocada na porta de casa - o que, aliás, é testemunho de que ali mora uma família cristã.
A coroa de Advento é composta por elementos simples que carregam importante significado. Há divergências na compreensão de tais significados entre as igrejas. E talvez o que trarei nem seja o mais comum na igreja luterana. Seja como for, foi a que me pareceu mais plausível ou, pelo menos, mais significante.
O círculo verde: O círculo é um dos símbolos cristãos para Deus, pois, não contendo começo nem término, lembra o único e verdadeiro Deus que é eterno. O círculo é verde porque verde é cor de vida. Logo, o círculo verde lembra o Deus eterno, que é vida, que possui vida e de quem provém a vida. A propósito, o mais indicado seriam ramos verdes vivos, o que, por razões óbvias, se torna inviável.
Os laços vermelhos: Vermelho é cor de sangue, do coração, do amor. Os laços precisam ser vermelhos para lembrar do amor de Deus que nos enlaça. O Deus eterno, em seu amor, nos envolve e "dá um nó" ao nosso redor. Ele não nos larga nem por um segundo.
Os enfeites: As bolas que servem de enfeites ficam penduradas à coroa lembrando algo semelhante à parábola da videira: Os enfeites são os "enfeites" da vida cristã, ou seja, os frutos, as boas obras que só existem e acontecem por estarem unidos com o Deus eterno como resultado do seu amor por nós.
As velas: As velas retratam a caminhada do Antigo Testamento no anunciar da luz para o mundo (Is 9.2). A coroa apagada lembra nossa condição sem Cristo: Nas trevas do pecado e da condenação. Ao passo que as velas são acesas, caminhamos com as Escrituras Sagradas para a estrebaria do Menino-Deus.
Visto que o Advento, assim como a Quaresma, é um período de preparação, a maioria das velas são roxas, pois dão aquele ar de arrependimento e penitência.
1ª vela (roxa): A vela do perdão. Quando Adão e Eva caíram em pecado, Deus imediatamente lhes prometeu o salvador, perdoando-lhes o pecado. Assim também ele perdoa a todos nós por amor de Cristo.
2ª vela (roxa):  A vela da promessa. A mesma promessa feita a Adão é reforçada em Abraão. Promessa de Deus é aliança. É certeza de que como Deus disse, assim será. A mesma promessa vale para todo aquele que crê.
3ª vela (rosa): A vela da alegria. Conta-se que um determinado papa, para "quebrar" um pouco daquele ar sombrio da Quaresma, decidiu presentear seus fiéis com uma vela clara. Com o tempo, a vela rosa acabou fazendo parte da coroa de Advento. Aliás, o 3º domingo de Advento é chamado laetare que significa alegria. Assim como Davi se alegrou porque também a ele foi feita a promessa do salvador, também nós nos alegramos com esta promessa.
4ª vela (roxa): A vela dos profetas. Os profetas anunciaram a vinda de Jesus. Igualmente, em Jesus, todo cristão é feito profeta para anunciar a salvação.
5 ª vela (branca): A vela de Natal ou vela de Cristo. É acesa no culto de Natal. A luz para o mundo em trevas chegou! Nasceu Jesus! É Natal!

 Rev. Edenilson Gass

Nenhum comentário:

Postar um comentário