Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mensagem Último domingo do Ano da Igreja B 2015



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 93; Dn 7.9-10,13-14; Ap 1.4b-8; Mc 13.24-37 – Último domingo do Ano da Igreja B 2015
Firmes na palavra de Jesus
v. 31: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
Você tem esperança? Qual é a sua esperança? Ainda mais nestes dias em que temos visto tantas catástrofes ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil. É o atentado na França, desastre em Minas Gerais, o Brasil em 7º lugar do mundo no ranking de homicídios. Será que ainda dá para ter esperança?
A resposta da maioria provavelmente é que não. Mas Jesus, aqui no texto de Marcos, diz que sim. Não é o tipo de esperança que muita gente gostaria ainda de ter, mas ele deixa claro que é possível ter esperança.
Jesus, nesta fase do seu ministério, vinha ensinando os seus discípulos que este mundo não vai durar para sempre. Que um dia tudo terá um fim. E, por mais que ele tenha dito que ninguém sabe quando isso vai acontecer, ele deu vários sinais facilmente perceptíveis que nos avisam e lembram que o fim está próximo.
No texto de hoje, inclusive, Jesus começa contando a parábola da figueira para mostrar que assim como você olha para uma figueira e sabe que o verão se aproxima, assim também podemos olhar para o que acontece ao nosso redor e lembrar que o fim está próximo.
Mas que diferença isso faz na nossa vida? Por acaso saber que o dia do Juízo Final cada vez está mais próximo vai fazer alguma diferença? Se não vai, pelo menos, deveria.
Jesus sabe o quanto nossa natureza humana sofre com as consequências do pecado e que não temos paciência no sofrimento. Somos facilmente tentados a questionar Deus sobre as coisas que acontecem ou não acontecem. E, com isso, acabamos nos afastando dele como se fosse menos doloroso viver sem Deus.
– Se tendo Deus do meu lado as coisas vão tão mal, então eu prefiro andar sozinho. Não aceitamos os planos de Deus, não esperamos dele todo o bem e, com isso, pecamos grandemente contra o primeiro mandamento.
Jesus, que conhece e entende a nossa fraqueza, não quer esperar que as coisas cheguem nesse ponto. Não quer esperar que primeiro a gente se revolte com tudo e com todos para só então tomar uma atitude. Ele quer, antes de qualquer coisa, nos preparar para todo e qualquer sofrimento que, infelizmente, é inevitável.
Não é para nos assustar, mas para nos advertir que Jesus diz: “Estai de sobreaviso, vigiai”! Aqui vale a pena a gente ir com mais calma. Como assim “estejam avisados”?
Aqui Jesus não está simplesmente relatando coisas que estão para acontecer. Ele está dizendo “prestem atenção” no sentido de preparar-se para situações futuras mediante o conhecimento daquilo que Jesus está ensinando. Em outras palavras: Se vocês derem atenção às minhas palavras, vocês estarão preparados para o que der e vier.
E, de fato, nós somos obrigados a concordar com isso. Porque de onde mais pode vir consolo, segurança e orientação nas intempéries da vida senão da palavra de Deus? Não é assim que toda vez que meditamos na palavra de Deus sentimos como se alguém estivesse dizendo: Fica tranquilo, vai em frente?
Por isso Jesus diz claramente: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Qualquer outro lugar onde alguém depositar a sua segurança, mais cedo ou mais tarde vai se encontrar desamparado. Mas aquele que deposita sua confiança nas promessas de Deus, esse nunca será desamparado.
Isso, evidentemente, não quer dizer que sempre vamos saber lidar com aquilo que nos aflige. Não quer dizer que sempre vamos ter uma resposta para o sofrimento daquele que sofre. Mas vamos sempre poder lembrar as doces palavras do pastor Jesus dizendo: Mesmo que você não tenha a mínima ideia do que fazer, você pode confiar em mim.
E aí vem o “vigiai”. Ou seja, agora que já atentamos às palavras de Jesus, que conhecemos as suas promessas, que sabemos que podemos confiar nele sempre, podemos olhar as coisas com outros olhos.
Em primeiro lugar, não vemos mais o sofrimento, morte e destruição como provindos de um Deus irado que tem prazer nisso tudo. E sim como um Pai que quer mostrar as consequências de se afastar dele, de viver sozinho, de escolher os seus próprios caminhos.
E, em segundo lugar, podemos perceber que é isso que o diabo não quer, ou seja, que vejamos a Deus como um Pai que nos ama. E é por isso que de tantas e tantas formas ele procura nos afastar de Deus, seja por meio do sofrimento, de tentações ou do pecado.
“Vigiai” Jesus diz por que ele não quer que ninguém se deixe enredar pelas tentações do diabo. O mundo, ao mesmo tempo em que se mostra um lugar tão perigoso, também apresenta muitos caminhos que parecem bem mais agradáveis do que o caminho de Deus. Literaturas mais interessantes do que a Bíblia. De modo que não há quem possa ficar tranquilo pensando que tudo está sob controle. É preciso vigiar. É preciso estar alerta.
Bem, de que maneira devemos ficar alertas? Com certeza Jesus não está dizendo para a gente ficar o tempo todo acordado simplesmente esperando o fim do mundo.
O texto de hoje nos apresenta pelo menos duas maneiras. A primeira já vimos: Estar sempre atento às palavras de Jesus. Podemos buscar a sua Palavra na Bíblia, no culto, nos hinos e ali encontrarmos força, ânimo, consolo e orientação para as mais diversas situações da vida.
E a segunda maneira aparece um pouco mais para a frente quando Jesus conta uma segunda parábola. Imagine que você é dono de uma propriedade e decide fazer uma viagem. Então você dá a cada empregado o trabalho que ele deve fazer e sai de viagem. Depois de um tempo você volta e vê um empregado deitado na rede, o outro assistindo televisão, o outro dormindo. O que você faria com essa gente? Provavelmente demitiria todos eles.
Assim também Deus, em sua graça e bondade, concede a cada um de nós diferentes dons e habilidades, mas com um mesmo propósito: Servir no seu Reino. A fé precisa ser vivida. Vigiar, estar alerta definitivamente não é ficar esperando o fim do mundo de braços cruzados, mas colocando em prática aquilo que aprendemos com Jesus na sua Palavra.
É por isso que cantamos do nosso Hinário: “Andai na luz! E quando enfim chegar o dia do Senhor, bendito o servo que ele então achar servindo-o com amor! Com regozijo os céus entrando, os salvos cantam, triunfando, em plena luz! Em plena luz”.
Você tem esperança? Qual é a sua esperança? O salmista hoje disse que os testemunhos de Deus são fiéis. Por isso sabemos que também a promessa da salvação é fiel. Com Deus ao nosso lado nós sempre vamos bem. Porque mesmo em meio às aflições deste mundo, temos a certeza da sua presença e proteção. E no final, sabemos que a eternidade nos espera com o salvador Jesus. Sim, podemos ter esperança porque Jesus nos oferece uma esperança que vai além desta vida. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário