Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Liturgia culto da Reforma 2015



Culto festivo - Reforma Protestante
Par. Evangélica Luterana Cristo
25/10/2015

“CRISTO PARA TODOS”

1. Saudação
O: Neste dia especial em que lembramos o dia 31 de outubro de 1517, data lembrada como o início a Reforma Luterana, queremos fazer uso de uma liturgia elaborada pelo próprio Dr. Martinho Lutero. Em 1523, Lutero passou a se dedicar com mais afinco nas reformas necessárias na área da música e da liturgia. Em novembro de 1524, o pastor da igreja de Zwickau, Nicolau Hausmann, dirigiu-se a Lutero, mais uma vez, pedindo que elaborasse uma liturgia alemã para a celebração dos cultos. Lutero respondeu dizendo não ter conhecimentos musicais suficientes para realizar uma tarefa como essa. Contudo, em 29 de outubro de 1525 sua liturgia já fora oficiada pela primeira vez na igreja de Wittenberg pelo diácono Jorge Rörer. Algo muito significativo que Lutero fez foi trazer de volta aos cultos o canto congregacional. Razão porque algum tempo depois, e por muitos anos, a Igreja Luterana ficou conhecida como “a igreja que canta”.

2. Hino: 298

3. Kyrie eleison
O: Kyrie eleison. Criste eleison. Kyrie eleison.

4. Coleta
O: Ó Senhor Deus, Pai Celestial, derrama, te rogamos, o teu Espírito Santo sobre o teu povo fiel, mantém-nos constantes na tua graça e verdade, protege e consola-nos em todas as tentações, defende-nos de todos os inimigos da tua palavra, e concede à igreja militante de Cristo a tua paz salvadora; mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos sem fim.
C: Amém.
 
5. Leitura da Epístola: Rm 3.19-28

6. Hino: 371

7. Leitura do Evangelho: Jo 8.31-36

8. Credo: Hino 232

9. Homilia

10. Ofertas: 166

11. Exortação quanto ao Pai Nosso e Santa Ceia
O: Caros amigos de Cristo, visto que estamos reunidos aqui em nome do Senhor para receber seu Sagrado Testamento, admoesto-vos, em primeiro lugar, que eleveis vosso coração a Deus para comigo orar o Pai nosso como nos ensinou Cristo nosso Senhor, com a confortadora promessa de que será ouvido.
Que Deus, nosso Pai no céu olhe misericordiosamente a nós, seus miseráveis filhos na terra, e nos conceda a graça de que seu santo nome seja santificado entre nós e em todo o mundo por ensinamento puro e correto de sua Palavra e por fervoroso amor de nossa vida; queira graciosamente afastar toda falsa doutrina e vida malvada, pelas quais seu digno nome é blasfemado e profanado.
Que também seu Reino venha e seja aumentado, levando todos os pecadores ofuscados e presos pelo diabo em seu reino ao reconhecimento da fé autêntica em Jesus Cristo, seu Filho, e multiplicando o número dos cristãos. Que também sejamos fortalecidos com seu Espírito a cumprir e sofrer sua vontade na vida como na morte, no bem como no mal, sempre quebrando, sacrificando e aniquilando nossa vontade. Queira dar-nos também nosso pão de cada dia, guardar-nos da cobiça e preocupações do ventre, esperando dele o suficiente de tudo que é bom.
Queira perdoar-nos também nossa culpa, assim como nós perdoamos aos que estão em dívida conosco, para que nosso coração tenha uma consciência tranquila e segura perante ele e não temamos nem nos aterrorizemos jamais por pecado algum.
Que não nos conduza a provações, mas nos ajude por seu Espírito a dominar a carne, a desprezar o mundo com sua natureza e vencer o diabo com todas as suas manhas.
E por fim, queira redimir-nos de todo o mal, físico e espiritual, temporal e eterno. Todos os que sinceramente almejam tudo isso, digam de coração: “Amém”, acreditando sem dúvida alguma que será realmente ouvido no céu, como nos promete Cristo: “O que pedirdes, crede que o tereis, e assim há de suceder. Amém”.
Além disso, eu vos exorto em Cristo que recebais o testamento de Cristo em verdadeira fé e, principalmente, graveis firmemente no coração as palavras em que Cristo nos presenteia com seu corpo e sangue para o perdão; que vos lembreis e agradeçais pelo amor imerecido que ele nos demonstrou ao nos redimir da ira de Deus, do pecado, da morte e do inferno por meio do seu sangue, tomando então exteriormente o pão e o vinho, isto é, seu corpo e sangue, como garantia e penhor. Portanto, tomemos e usemos assim o testamento em seu nome e por sua ordem, por ele mesmo expressa.

12. Pater Noster

13. Verba Sacramenti
O: Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: Tomai e comei: isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, e tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, bebei dele todos; este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.


14. Agnus Dei: Hino 235

15. Ceia do Senhor

16. Coleta
O: Agradecemos-te, Senhor Deus todo-poderoso, por nos teres saciado com esta dádiva salutar, e pedimos a tua misericórdia, que ela frutifique em nós para vigorosa fé em ti e fervoroso amor entre nós todos, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
C: Amém.

17. Bênção
O: O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz.
C: Amém.

18. Avisos

19. Hino: 165

 “O justo viverá por fé”. (Rm 1.17b)
 
* Para mais informações sobre a liturgia, consultar o volume 7 das Obras Selecionadas de Martinho Lutero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário