Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

1º domingo no Advento - uma breve reflexão

Igreja Evangélica Luterana Cristo - Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 80.1-7; Is 64.1-9; 1Co 1.3-9; Mc 13.24-37 - 1º Domingo no Advento
Sugestão de hinos: Hinário Luterano 240, 245.
Firmes, confiantes e alegres nas palavras de Jesus
v. 31: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão".
Uma das sugestões para o texto do Evangelho deste 1º Domingo no Advento é a passagem destacada acima. A outra é Mc 11 com a famosa entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A princípio, quando lemos um texto como esse, talvez a primeira pergunta que nos venha à mente é: O que esse texto tem a ver com o Advento? Isso tem mais cara de Último Domingo do Ano da Igreja. No entanto, o texto é bastante oportuno, desde que o leiamos com atenção e, de preferência, relacionado aos demais textos indicados.
O advento é um período especial dentro do calendário eclesiástico porque é tempo de preparação para a chegada do salvador Jesus Cristo. O próprio nome já diz tudo: Advento, ou seja, vinda, chegada.
Mas quando falamos da vinda de Jesus, não lembramos de um único evento, ocorrido há mais de dois mil anos, senão também da segunda vinda de Jesus. Nossa preparação, como cristãos, não pode ser apenas de enfeitar o pinheirinho, colocar uma coroa na porta e comprar um pequeno presépio, estando assim preparados para o Natal apenas como uma festa que acontece ao final de cada ano. Precisa - e isso é o mais importante - ser um preparar do coração para receber Jesus todos os dias de todos os anos e, assim, sermos recebidos por ele quando vier novamente.
O próprio Jesus é quem nos deixa de sobreaviso: Vigiai! Vigiar significa estar atento à nossa fé, alimentando-a constantemente para que não enfraqueça ou desapareça. Isso pode ser feito de forma bastante simples quando o cristão abre sua Bíblia e reflete na palavra de Deus.
O profeta Isaías lembra muito bem que nossa justiça é como trapo de imundícia. Naturalmente, afastamo-nos de Deus, vivendo a nosso bel-prazer. Muitas vezes, no pecado. Por isso, não é com as nossas hipócritas e exteriores obras que vamos convencer o Rei Jesus de que merecemos um lugarzinho no céu.
Contudo, o amor de Deus é tão grande que ele nos deu uma nova justiça. Uma justiça que apaga os nossos pecados e nos faz justos e amados de Deus. Essa justiça é o próprio Jesus Cristo, o qual diz o apóstolo Paulo, com toda a confiança, que ele nos guardará até o fim para sermos apresentados irrepreensíveis diante do Pai celeste.
Quem está firme? Quem está vigilante? Aquele que atenta às palavras de Jesus e, pela fé, recebe a sua justiça de plena santidade. Nossas obras, assim como os céus e a terra, hão de passar. A única coisa que não passará, são as palavras de Jesus. E quem está firme nelas, certamente não será abalado.
Assim, montar o pinheirinho e o presépio, pendurar a coroa de advento passam a ser não obras vazias, mas expressão da nossa alegria em lembrar que, em mais um Natal, Jesus vem ao nosso coração. E, no último Dia, quando ele vier novamente, nós é que iremos para o coração de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário