Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mensagem 7º dom. após Pentecostes A 2014



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 125; Dt 7.6-9; Rm 8.28-39; Mt 13.44-52 – 7º dom. após Pentecostes A 2014
O tesouro do reino de Deus
v. 44: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”.
Não são poucos os filmes, histórias e relatos que falam de pessoas que dedicaram grande parte de suas vidas em busca de um tesouro ou de algo muito desejado. “A grande ambição dele era encontrar tal coisa!” Uma quantia de dinheiro, a conclusão de um experimento científico, uma grande descoberta. Enfim, muitas são as pessoas que dedicam suas vidas a um determinado propósito que, do ponto de vista delas, é a coisa mais importante e valiosa nesse mundo.
E você? Qual é o seu tesouro? Onde você dedica a sua vida? Afinal, poucas coisas são tão certas como o que nós cantamos: “Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração”. E se ali está o seu coração, também está você todo, o seu amor, a sua dedicação.
No texto de hoje, Jesus também fala de coisas muito preciosas. Ele até chega a falar de um tesouro. São três parábolas curtas que Jesus conta de uma vez só. Primeiro de um homem que encontrou um tesouro e vendeu tudo o que tinha para poder ficar com ele; depois de um homem que encontrou uma pérola e também vendeu tudo o que possuía para ficar com aquela pérola. E na terceira parábola, o que é precioso é o fato daqueles peixes bons terem sido pescados e recolhidos. Depois a gente vai ver isso com mais calma.
Como sempre, nas parábolas de Jesus, o que importa não é tanto a história, mas a moral da história. A mensagem que ela transmite. E aqui fica fácil. Como Jesus sempre começa dizendo que “o reino dos céus é semelhante a” tal coisa, não há dúvida de que essas coisas preciosas – o tesouro, a pérola e a pesca – se referem ao reino de Deus.
O que Jesus nos ensina com essas três parábolas é a preciosidade do reino de Deus. E a preciosidade do reino de Deus é algo que excede em muito qualquer coisa que nós consideremos de grande valor. Essa é a razão porque Jesus diz para buscarmos o seu reino em primeiro lugar, nos importando um pouco menos com as outras coisas.
Na verdade, essa é uma consequência natural de quem faz parte do reino de Deus: coloca-lo em primeiro lugar. Colocar ali o nosso coração. Vejamos quais foram as atitudes daqueles dois homens:
O primeiro, que encontrou um tesouro, o escondeu porque de jeito nenhum ele queria perder esse tesouro. Então ele foi, vendeu tudo o que tinha só para comprar aquele pedaço de terra onde o tesouro estava guardado.
O segundo, que encontrou uma pérola preciosa, fez a mesma coisa. Vendeu tudo o que tinha só para comprar aquela pérola.
Claro que a mensagem aqui não é que devemos ser egoístas querendo o reino de Deus só para nós, escondendo dos outros, guardando dos outros. Também não significa que é com o nosso dinheiro que vamos comprar o reino de Deus. Isso seria contrário a todo o restante das Escrituras.
O que Jesus quer mostrar é a atitude natural de alguém que chegou à fé e, assim, passou a fazer parte do reino de Deus: Ele se desfaz daquilo que já não serve mais. Ele se desfaz daquilo que pertencia a uma vida antiga, uma vida sem Deus, uma vida sem Cristo, uma vida sem salvação.
Ele se desfaz dos seus próprios interesses, das suas paixões carnais, dos seus pecados porque tudo isso não faz mais parte da sua vida. Agora ele tem uma nova vida e essa nova vida é completamente diferente. E ele nem se desfaz dessas coisas por obrigação, ou para ganhar alguma coisa, porque ele já ganhou. Ele se desfaz daquilo que não convém mais, e faz isso com alegria, diz o texto “transbordante de alegria”.
Por isso é natural ao cristão essa tentativa, esse desejo todos os dias de recomeçar. De deixar para trás aquilo que já não faz mais sentido, que não tem mais utilidade nessa nova vida no reino de Deus.
E que coisa boa saber que Deus mesmo nos ajuda nessa mudança. É ele quem nos dá forças e todo o necessário para mudar aquilo que tem que mudar e manter aquilo que tem que manter. É ele quem luta contra o pecado por nós e nos guia em uma nova vida de dedicação exclusiva no seu Reino.
O que é diferente dos filmes e das histórias quando falamos do reino de Deus é que lá as pessoas sempre sabem, ou pelo menos têm uma ideia, do que querem encontrar. Já o reino de Deus é algo que não pertence a esse mundo e, portanto, naturalmente, não está ao nosso alcance. É preciso acontecer o que hoje nós podemos pedir na oração do Pai Nosso: que o reino de Deus venha até nós.
E isso Deus fez primeiro em Jesus. Jesus é o reino de Deus. E Deus continua fazendo através da Igreja que continua lançando as redes. Assim como não sabemos quais peixes cairão na rede, mas o importante é pescar, assim também não sabemos quem dará ouvidos à mensagem da salvação, mas o importante é anunciar.
A gente até pode fazer uma comparação interessante aqui. Dizem alguns estudiosos que, naquele tempo, os pescadores só tinham dois tipos de rede: a tarrafa, que se jogava com as mãos, e outra que era de varredura, que eles seguravam entre dois barcos e a rede fazia todo o trabalho, depois era só recolher.
Assim também são duas redes que Deus usa para pescar gente e recolher para dentro do seu Reino: uma se chama Lei e a outra Evangelho. A rede da Lei para mostrar como estamos enleados em nossos pecados e não temos como fugir dali. E a rede do Evangelho para lembrar que Deus, em Cristo, nos resgatou e nos libertou.
As duas redes precisam ser lançadas. E as duas precisam ser levadas a sério. No reino de Deus somos livres pelo Evangelho da salvação. E a Lei de Deus é o que nos orienta. Que nos mantém buscando em primeiro lugar o reino de Deus.
OK, mas como vamos buscar esse reino, servir nesse reino se não sabemos nem onde fica? Onde está o reino de Deus? Na verdade, vocês sabem que o próprio Jesus respondeu essa pergunta. E ele disse que ninguém pode dizer “olha, lá vem o reino de Deus” ou então “o reino de Deus fica ali” porque o reino de Deus está dentro de vós e no meio de vós.
Isso quer dizer que o reino de Deus está em todo lugar. E que se Cristo, que é o reino de Deus, está no meu coração, então também posso olhar para o meu próximo e ver Cristo nele. Eu servir a Deus servindo o meu próximo.
Quando aquela mãe de família capricha no almoço, mantém a casa arrumada, ela serve no reino de Deus. Quando o filho respeita e obedece a seu pai, ele serve no reino de Deus. Quando o empregado ou o empreendedor trabalham de forma honesta, eles servem no reino de Deus. E Deus se alegra com isso.
Não existe lugar nem hora para servir a Deus. Já fazemos parte do seu reino se pela fé cremos em Jesus como nosso Senhor e salvador. Nessa nova vida em Cristo, tudo o que fazemos é para Deus, queiramos nós ou não. E Deus, por causa de Cristo, recebe com grande alegria a nossa tentativa de servir no seu Reino.
E tudo isso acontece pela fé. É pela fé que podemos deixar para trás aquilo que não faz parte dessa nova vida. É pela fé que somos bons peixes recolhidos ao cesto. Não que nós sejamos bons, mas Deus nos fez assim. E a cada dia também quer melhorar ainda mais a nossa vida. Uma vida de fé e consequente amor ao nosso próximo.
É nessa fé que Deus quer nos manter para que sempre possamos reconhecer o seu reino, o próprio Cristo e a salvação, como a coisa mais preciosa que existe. O nosso maior tesouro. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário