Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

Mensagem 5º dom. após Pentecostes A 2014



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 65.9-13; Is 55.10-13; Rm 8.12-17; Mt 13.1-23 – 5º dom. após Pentecostes A 2014
A Palavra de Deus: semente que dá fruto
v. 23: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.
Quem trabalha com plantação e colheita sabe que está sempre sujeito a algum imprevisto. Assim como num ano pode dar muita coisa, no outro pode não dar nada. Também pode ser que de 100% do que foi plantado, vingue apenas sessenta ou trinta por cento. E são vários os fatores que podem influenciar na seara e impossibilitar uma boa colheita.
A parábola do semeador que Jesus conta aparece em Mateus, Marcos e Lucas. Portanto, uma parábola que ficou gravada na mente de muitas pessoas. Queremos que também fique gravada na nossa para que lembremos sempre desse ensinamento tão importante que Jesus dá com esta parábola.
Na parábola do semeador o mestre faz uso de uma cena bastante comum ou pelo menos conhecida pelas pessoas para falar do reino de Deus. Com um exemplo da agricultura Jesus fala do semear da Palavra e do colher dos frutos que esta Palavra dá.
Sabendo que a semente significa a Palavra de Deus, o solo só pode ser o lugar onde esta Palavra é semeada, lançada, ou seja, o coração. E nós percebemos que Jesus fala de quatro tipos de solo, mas de uma única semente. A semente que Deus lança é sempre a mesma, a sua Palavra. E o problema nunca está nesta semente. É no cultivo, na colheita ou no solo que podem acontecer alguns imprevistos.
Mas primeiro vamos ver quais são esses tipos de solo que Jesus fala. Primeiro Jesus fala da semente que cai na beira do caminho e as aves acabam comendo. Vocês sabem que o jeito mais comum de semear é lançar a semente com as mãos. Hoje existem máquinas que fazem esse trabalho. Mas naquele tempo, na Palestina, o que tinha? Não tinha nada. O jeito era atravessar a lavoura lançando as sementes.
E, claro, dependendo do lance ou até do vento algumas sementes podiam cair na beirada do caminho e não exatamente onde devia. Jesus vai dizer que assim é com aqueles que recebem a Palavra de Deus, porém não a compreendem.
Por isso Jesus diz que aquele que tem alguma coisa vai ter mais ainda, enquanto o que não tem, o pouco que tiver ainda lhe será tirado. Jesus está falando da fé. Aquele que recebe a Palavra, mas não entende porque não crê, esse mesmo o pouco que foi semeado em seu coração o diabo vem e leva embora para que não exista nem a chance de mais tarde essa semente germinar e a pessoa chegar à fé.
Por isso a Igreja não pode cansar de semear. A Palavra precisa ser lançada sempre de novo porque, às vezes, a semente cai na beira do caminho. E se isso já é tão importante para nós, que cremos, quanto mais para aqueles que não creem.
Aliás, é aí que entra a nossa responsabilidade como cristãos, de sermos constantemente reabastecidos pela Palavra de Deus para que, na hora da semeadura, não falte semente. Mas que estejamos não só carregados de sementes como também preparados para lança-las da melhor forma possível.
O segundo tipo de solo que Jesus fala é um solo rochoso com muito pouca terra. Assim é o coração daquele que recebe a Palavra de Deus com alegria, entusiasmo. Mas logo essa alegria vai embora.
O que acontece é que um solo raso, com pouca terra, permite que o sol penetre ali com mais vigor e a semente germina mais rápido. No entanto, como por baixo só tem pedra, a planta não consegue criar raízes e assim como ela veio também vai.
Normalmente essa é uma pessoa que recebeu a Palavra de Deus só quando adulta. E ela fica muito feliz por conhecer a mensagem do Evangelho que até então não conhecia. Só que o coração ainda é muito duro para compreender e aceitar tudo o que diz a Palavra de Deus. Então essa pessoa se encontra confusa.
É aquela pessoa que a cada domingo está numa igreja diferente. Que pensa que todas as religiões são iguais. Que se escondem atrás daquele “Deus é um só” e acabam fazendo uma salada de frutas com a doutrina bíblica. Realmente não criam raízes, não se firmam nem em lugar nenhum nem em coisa alguma e aí, claro, como diz Jesus, na primeira dificuldade, na perseguição ou no sofrimento da vida cristã já abandona a fé.
Depois Jesus fala de um solo extremamente despreparado para o plantio. Dificilmente alguma coisa vai nascer ali. É um solo cheio de espinhos que sufocam a planta e não permitem que ela se desenvolva.
Esse é aquele coração que recebeu a Palavra. A semente chegou no lugar certo, germinou e está crescendo. Mas parece que há outras prioridades na vida de modo que nunca dá tempo de se preocupar com o crescimento dessa plantinha.
Essa é aquela pessoa que no trabalho não pode faltar. De jeito nenhum! Pode estar morrendo. Mas no culto ela pode e, às vezes, até por razões que não justificam. O culto parece não tem importância porque não me dá aquilo que eu espero ou aquilo que eu quero para esta vida: dinheiro, bens, propriedades e assim por diante.
Esse, sem dúvida, é o pior solo que existe: o solo do amor às riquezas; o solo do amor ao mundo onde as coisas pertencentes a este mundo são mais importantes do que as coisas de Deus. É o solo onde o ser humano se coloca no lugar de Deus e pensa que não precisa de nada nem de ninguém. Afinal ele é autossuficiente demais para precisar de Deus.
Esse é o pior solo que existe porque se trata de um coração que recebeu a Palavra de Deus, que conhece a Palavra de Deus e, mesmo conhecendo, ainda faz o contrário do que ela diz. Enquanto Jesus diz “buscai em primeiro lugar o reino de Deus”, ele busca em primeiro lugar o seu próprio reino.
Por último, finalmente Jesus fala de um solo que deu certo. É quando a semente cai em terra boa e aí ela germina e cresce e dá muito fruto. Aliás, essa é a única situação onde a semente chega ao ponto de dar fruto. Jesus diz que esse é aquele coração que recebeu a Palavra, compreendeu a Palavra e agora produz os frutos que esta Palavra permite dar.
É aquele que chegou à fé verdadeira. Que tem o reino de Deus em primeiro lugar na sua vida. E essa fé, como uma árvore frondosa, dá os seus devidos frutos, é o cristão que realiza as suas boas obras.
E nessa situação, mesmo que o diabo queira levar essa fé embora, mesmo que os caminhos rochosos queiram nos desanimar, mesmo que os espinhos da vida nos sufoquem seremos vitoriosos. Porque o semeador cuida daquilo que planta. E Deus é o semeador da sua Palavra. Ele semeou a sua Palavra em nosso coração, fez germinar a fé, crescer e dar frutos e agora nos cultiva com todo o seu amor e cuidado.
Pela sua Palavra da Lei para o arrependimento, continua sempre preparando o solo do nosso coração, nos fazendo priorizar o que realmente é importante e, assim, nos prepara para recebermos com uma alegria que não tem fim a semente mais preciosa que é a mensagem do Evangelho salvador.
Essa é a mensagem que não queremos esquecer: a mensagem bíblica. A maravilhosa mensagem da salvação. Por isso queremos estudar esta Palavra. Queremos amar esta Palavra. Porque esse não é um livro qualquer, é a Palavra do nosso Deus.
Sim, os imprevistos sempre podem acontecer e acontecem. Pedras, espinhos... Sim, o coração humano é um solo difícil de trabalhar. Porém Deus, pela sua Palavra, e só por ela, pode e quer cuidar de cada um de nós. O solo pode ser afastado, empedernido ou sufocado, a Palavra de Deus é o poder de Deus e sempre pode transformar qualquer solo em terra boa. Só é preciso semear.
Enquanto caminhamos por esta lavoura vamos semeando, vamos lançando as sementes da Palavra de Deus. E Deus, a seu tempo, faz o seu trabalho. Lembremos e confiemos que ele, o grande semeador, sempre cultiva a sua seara e não descuida de nenhuma semente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário