Páginas

sábado, 19 de abril de 2014

Mensagem Domingo de Páscoa A 2014



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Mt 28.1-10 – Domingo de Páscoa A 2014
Jesus garante a salvação
vv. 5-6: “Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito”.
Não quero garantir que foi um fato verídico, mas aquele livro “Catarina, minha querida” conta uma história interessante: Certa vez, Martinho Lutero estava em seu escritório muito triste porque, apesar das suas pregações, as pessoas não queriam levar a sério a Palavra de Deus e corrigir as suas vidas.
Nesse momento, Catarina von Bora, a sua querida, entrou pela porta toda vestida de preto. Então Lutero perguntou: O que é isso? Quem morreu? Ao que ela respondeu: Deus morreu. Como assim? Isso é loucura! É blasfêmia! Nisso Catariana teria dito: Então por que outra razão tu estarias aí lamentando por aqueles que não querem ouvir a Palavra de Deus, enquanto há tantos outros que ouvem e que por esta Palavra serão salvos?
Parece que é isso que estavam pensando também Maria e Maria Madalena naquele domingo quando foram ao sepulcro: Deus morreu. O salvador morreu. Ele que disse ser o Messias agora está morto. Já sem mais esperança, só lhes restava ir ao sepulcro para embalsamar o corpo de Jesus.
Mas algo que elas não esperavam acontece: Um anjo desce dos céus e remove a pedra que estava na entrada do sepulcro. Os guardas, de tanto medo, ficam como que mortos. Porém às mulheres o anjo diz: Não temais. Jesus, que foi crucificado, não está mais aqui. Ele ressuscitou.
Isso tudo não deveria ser surpresa para aquelas mulheres porque Jesus havia prometido a sua ressurreição. A gente sabe que, pelo menos três vezes, Jesus avisou que ele iria morrer e ressuscitar no terceiro dia. Então, onde está o problema? Será que foi falha na comunicação? Não. O problema é que elas não creram.
Por isso vale perguntar: Será que nós, às vezes, também não pensamos que Deus está morto ou vivemos como se ele estivesse? Frente ao pecado, quando não lutamos contra. Ou na dificuldade, quando agimos como se tudo dependesse de nós. Como se estivéssemos sozinhos. Sem Deus.
Nesses e em outros momentos semelhantes é que somos tentados a viver e a crer que Deus está morto. O mundo também questiona: Se Deus estivesse, pelo menos, atento não poderia ter tanta violência, sofrimento, morte. Onde está Deus? Tantos questionamentos que são frutos da incredulidade ou da nossa pequena fé.
Não só as mulheres, os discípulos, mas ainda nós que assim como eles ouvimos e conhecemos o que Jesus ensinou temos dúvidas. Temos medo. E, muitas vezes, agimos como se Jesus não tivesse dito nada e agora estivesse morto, sem poder fazer mais nada por nós.
Por isso a mensagem do texto de hoje está aí para nos fortalecer, para nos animar na fé e na vida. Porque, ao contrário do que as mulheres pensavam, Jesus mais uma vez cumpriu a sua promessa. Ele ressuscitou! Ele vive!
Claro que isso é uma coisa que a gente sabe até por outras passagens da Bíblia, mas aqui fica mais nítida ainda a importância de prestar atenção e levar a sério o que Jesus diz. E assim também, por que não, a Palavra de Deus na sua totalidade.
Pelo menos três vezes Jesus anunciou a sua morte e ressurreição. Também deixou bem claro o propósito da sua vinda ao mundo. Várias e várias vezes ele disse e mostrou que ele e o Pai são um e que, portanto, ele é Deus junto com o Pai.
O que faltou àquelas pessoas certamente não foi conhecimento ou provas da divindade de Jesus. O que faltou foi a fé verdadeira para que elas cressem firmemente na ressurreição de Jesus antes mesmo de ele ressuscitar.
Muitas vezes, o nosso problema é o mesmo. O conhecimento de Jesus e da sua Palavra nós temos e até concordamos com tudo. Porém o que pode faltar é a fé. E quando falta a fé vivemos intranquilos porque também não sabemos como as coisas vão acontecer exatamente.
Por isso, é preciso ouvir com os ouvidos certos: os ouvidos da fé. E esses ouvidos só Deus pode nos dar. Por isso ele diz: a fé vem pelo ouvir da Palavra. Pelo entrar em contato com ela.
Como você avaliaria o nosso ouvir a Palavra? O nosso ouvir Jesus? Será que se Lutero fosse pastor aqui ele também estaria desanimado? Ou ele poderia pregar com alegria sabendo que ali há cristãos que anseiam em conhecer mais e mais a Palavra de Deus?
Para os momentos de dúvida e de medo só Deus na sua Palavra pode nos fortalecer e animar na fé e na vida. Foi a sua palavra que trouxe à existência aquilo que não existia; foi a sua Palavra que foi anunciada ao povo de Israel para o orientar; foi a sua Palavra que os profetas anunciaram e também os evangelistas e apóstolos.
E lembremos que Deus sempre cumpre as suas promessas. Ele nunca deixou uma “falhazinha” sequer. De modo que em momento algum nós temos motivos para duvidar de Deus no seu cuidado e na sua orientação.
Que bom que Jesus nunca desiste de nós. Assim como ele fez questão de aparecer àquelas pessoas, porque assim elas iriam crer e anunciar a sua ressurreição, assim também Jesus continua vindo a nós nas Escrituras, nos sacramentos e também nos seus anjos e mensageiros.
Sim, Jesus quis aparecer a quem precisava. Mas ele também disse que bem-aventurados são os que não viram e creram. Nós não podemos ver Jesus como aquelas pessoas tiveram o privilégio e a alegria de ver. Mas nós podemos ver de uma maneira melhor ainda: com os olhos certos – os olhos da fé.
Assim Jesus faz de nós anunciadores da sua mensagem, da sua Palavra, junto com os profetas, os evangelistas e apóstolos. Os anjos anunciaram algumas coisas. Mas é a Igreja que Jesus chamou para anunciar a sua ressurreição. A verdadeira mensagem da Páscoa. A grande mensagem da Igreja Cristã.
Nossa tarefa não é fazer com que todos queiram ouvir a Palavra de Deus e amem esta Palavra. Somos apenas mensageiros. Nós só anunciamos.
A morte de Jesus foi o momento decisivo da nossa salvação. Pois foi quando Jesus ofereceu a si próprio como pagamento pela dívida do nosso pecado. E a ressurreição é a prova de que este pagamento foi aceito pelo Pai. A ressurreição foi a última prova (e a decisiva) de que a nossa salvação está garantida.
Pela fé no salvador Jesus Cristo, assim como ele vive, nós também viveremos. Foi isso que ele prometeu. E se ele prometeu, com certeza é assim que vai ser. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.
Jesus não ficou na morte. Ele ressuscitou. Porque Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos. E assim como Jesus guiou as mulheres e os discípulos para onde eles o encontrariam, Jesus continua a nos guiar pelo reto caminho, ao final do qual nós também o encontraremos para a eternidade.
Deus morto? De jeito nenhum! Ele é o Deus vivo. Ele é o Deus de vivos. Por isso nós, que fomos agraciados pela fé, podemos viver felizes, tranquilos, agradecidos. Porque Jesus está com a gente agora e vai estar para todo o sempre. Amém.

Um comentário: