Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Mensagem 4º dom. no Advento C 2015



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 80.1-7; Mq 5.2-5a; Hb 10.5-10; Lc 1.39-45 – 4º dom. no Advento C 2015
Felizes os que creem
v. 45: “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor”.
Você, por acaso, se deu conta, quando levantou hoje de manhã, que faltam só cinco dias para o Natal? Chega até a dar um friozinho na barriga, não é? – Nossa! Já está aí! Essa semana vai passar voando.
Sempre que nós aguardamos alguém ou alguma coisa que é importante para nós é normal dar uma certa ansiedade. Há poucos dias, por exemplo, tivemos o nosso programa de Natal aqui na igreja. E tanto para quem apresenta como para quem assiste, a expectativa é a mesma: Como será que vai ser?
E é essa expectativa para o Natal que o texto de hoje acaba criando em nós. A própria situação daquelas duas mulheres já era uma expectativa. As duas, grávidas, aguardavam o nascimento dos seus filhos. Isabel, já de seis meses de João, e Maria que recém tinha recebido a notícia.
Bem, o que este pequeno relato de duas grávidas tem a nos ensinar para a nossa vida cristã? Na verdade, muita coisa. Ou, pelo menos, o suficiente para que não tenhamos tempo de chamar a atenção para cada ensinamento que o texto traz. Vamos, por isso, recapitular a história e só refletir sobre alguns pontos.
Alguns dias depois de ter recebido a notícia do anjo de que seria a mãe do salvador, Maria vai se encontrar com Isabel. E Lucas nos diz que, assim que Maria saudou Isabel, João estremeceu no seu ventre. Não no sentido negativo de medo, mas no positivo de alegria. Mas o que vem a ser esse “estremeceu no ventre”?
Em primeiro lugar é a prova de que a fé não depende de nós. Fé não é algo que nós escolhemos ter ou não, mas é o maior presente que o Espírito Santo nos dá. Maria não tinha nada de especial em si mesma e com certeza não foi por causa dela que João pulou de alegria ainda no ventre da mãe, e sim por causa de Jesus.
Para a nossa razão, claro que isso tudo pode parecer um absurdo. Desde quando crianças que ainda nem nasceram pensam ou têm consciência das coisas que acontecem à sua volta? Se João se balançou todo naquele momento, isso não passa de pura coincidência.
Primeiro: Fé não é uma coisa que depende muito da nossa sanidade ou inteligência. Fé e saúde são duas coisas bem diferentes e uma não precisa da outra para existir. Além disso, se alguém argumentar que criança não pode ter fé porque não tem consciência das coisas, vejamos o seguinte: De fato, uma criança pequena não percebe e depois nem se lembra do que aconteceu nos primeiros anos. Mas quantos exemplos a gente tem de pessoas com fobias ou traumas por causa de coisas que aconteceram nos primeiros anos de vida ou até mesmo durante o período intrauterino? Ela pode não ter consciência das coisas, mas ela tem vida. E onde há vida, ali Deus pode operar a fé.
Segundo: Se fosse coincidência que João estremeceu bem na hora da saudação de Maria, Lucas não teria perdido tempo escrevendo isso. Tudo bem que Lucas sempre foi muito detalhista, mas aqui não tem nada de coincidência. Lembremos que tudo o que os autores bíblicos escreveram foi pela inspiração do Espírito Santo.
Além disso, o texto imediatamente segue dizendo que Isabel foi tomada pelo Espírito Santo. Não tem jeito. Não tem como tirar o Espírito Santo desse episódio. O estremecimento de João no ventre foi, sim, resultado da fé em Jesus.
Assim também precisa acontecer com a gente. A fé em Jesus traz alegria porque é a certeza da nossa eterna salvação. A certeza de que, apesar da nossa indignidade, ainda assim Deus quer nos salvar mediante os méritos de Cristo. Que, apesar dos nossos muitos pecados, Deus foi misericordioso para conosco e não nos deixou entregues à condenação.
Como poderíamos agora viver tristes e angustiados pelas aflições que o mundo e o pecado trazem, se temos do próprio Deus a promessa de salvação? Uma esperança que vai muito além do que vemos ou vivemos.
Assim como João, ainda no ventre de Isabel, estremeceu de alegria pela chegada de Jesus, assim também Deus quer nos ver pulando de alegria, vivendo a fé cristã com familiares, amigos e até desconhecidos porque aquele a quem o povo de Israel tanto esperava, agora já veio. E veio para trazer salvação.
Não deixemos que as dificuldades e sofrimentos que nos sobrevém neste mundo nos tirem a alegria da fé. Mas oremos para que Deus sempre nos socorra na aflição e nos fortaleça o desejo de viver a fé. Como fez Davi que orou assim: Torna a dar-me a alegria da tua salvação e mantém em mim um espírito voluntário.
E também tem um outro ponto que também vale a pena olhar com mais calma, que é lá no versículo 45. Isabel, tendo também recebido o Espírito Santo, reconheceu a sua indignidade, reconheceu Jesus como salvador e disse a Maria: “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor”.
Sabemos que Jesus, em certa ocasião, disse que a fé tem o poder até mesmo para transportar montes. De fato, a fé tem um poder que vai além da nossa compreensão. Mas será que neste texto Isabel estaria dizendo que Deus só cumpre as suas promessas dependendo da fé que nós temos?
Talvez a primeira impressão seja essa. Só que nesse caso muitos cairiam em grande desespero pensando que certas orações não estão sendo atendidas por falta de fé. Como se Deus atender nossas orações dependesse completamente de nós e do tamanho da nossa fé. Isto não é bíblico!
Por isso vamos ter bem claro que Deus não depende de nós, nós é que dependemos de Deus. Ele não age só se nós cremos ou não cremos. Se nossa fé está firme. Se nossa confiança está lá nas alturas. Deus age porque ele é bom e a sua bondade dura para sempre.
Para criar o mundo, Deus não precisou de conselhos de ninguém e não dependeu que alguém cresse que ele tinha o poder para criar tudo isso. Quando nós lemos em 2Co 5 que, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, é porque, de fato, ele se reconciliou com toda a humanidade. A salvação é para todos. Ninguém está excluído da possibilidade de salvação. Mas só aqueles que creem recebem o benefício desta obra salvadora.
Deus cumpre as suas promessas independentemente se cremos ou não. A salvação prometida veio, em Jesus, para todo o mundo. Porém apenas aqueles que, assim como Isabel, reconhecem que Jesus é o salvador e nele creem é que recebem os benefícios desta salvação.
Sim, recebem, não receberão, porque a salvação começa agora. Se cremos em Jesus, então já somos salvos, já somos novas criaturas restauradas pelo Espírito Santo e já vivemos agora a alegria da vida eterna. E, enquanto vivemos esta nova vida por fé, aguardamos a consumação de tudo isso no Dia do juízo de Cristo.
Vivemos nessa expectativa, aguardando ansiosamente pela chegada do salvador. Ficamos tentando imaginar como será que vai ser o céu. A Bíblia só diz que é o lugar perfeito, mas nós nem conseguimos imaginar o que é perfeito. De qualquer forma, uma coisa é certa: Deus sempre cumpre as suas promessas. Ele também prometeu a salvação a todo aquele que crê. E é por isso que podemos nos alegrar desde já, sabendo que, na fé em Jesus, nós vamos para o céu. Amém.


Acesse também: falandoteologicamente.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário