Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2015

Mensagem 3º dom. no Advento C 2015



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Sl 85; Sf 3.14-20; Fp 4.4-7; Lc 7.18-28 – 3º dom. no Advento C 2015
Apontando para Cristo
v. 22a: “Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes”.
Uma brincadeira comum entre as crianças é aquela chamada de “siga o mestre”. Para quem não conhece, a brincadeira acontece da seguinte forma: Quem é designado mestre vai na frente puxando uma fila e tudo o que o mestre faz os outros devem fazer também. Se ele olhar para a direita, todos olham para a direita; se olhar para esquerda, todos olham para a esquerda. O objetivo é simplesmente fazer o que o mestre faz.
De certa forma essa brincadeira é sugerida no texto do evangelho com a diferença de que não é uma brincadeira e que não vale só para as crianças.
Quem sugere isso é João Batista, sobre o qual lemos semana passada a respeito da sua pregação no deserto. Já neste momento, João se encontra preso e os seus discípulos é que o mantinham informado a respeito da fama de Jesus que cada vez se espalhava mais.
Tanto é que a nossa perícope começa dizendo que “todas estas cousas”, ou seja, a respeito de Jesus, “foram referidas a João pelos seus discípulos”. E aí vai acontecer algo que, à primeira lida, pode até soar estranho. João envia dois discípulos a Jesus com a seguinte pergunta: “És tu aquele que viria ou aguardaremos outro”?
A primeira impressão que dá é que aquele mesmo João que pregou o arrependimento para preparar o caminho entre os corações e o Cristo, que, ao ver Jesus, disse aos seus discípulos “eis o Cordeiro de Deus”, que não hesitou em apontar a hipocrisia dos fariseus, agora, porque estava preso, começou a questionar até mesmo se Jesus era o Messias.
Seria uma interpretação bastante consoladora, afinal, se até João teve dúvidas, então Deus também vai perdoar as nossas dúvidas. Mas parece que não é isso, especialmente porque o próprio Jesus, na continuação do texto, vai elogiar a João dizendo que ele não era como um caniço agitado pelo vento, ou seja, uma pessoa inconstante, com uma pregação inconstante, mas um legítimo profeta de Deus.
Mas então por que João mandou os discípulos fazerem aquela pergunta? Ao que tudo indica João estava simplesmente criando uma oportunidade de fazer os seus discípulos se encontrarem com Jesus.
A gente sabe que lá em Jo 1, quando ele aponta o Cordeiro de Deus, alguns dos seus discípulos o deixaram e foram seguir a Jesus, mas outros não. Talvez porque ainda não tivessem certeza de que Jesus era o Cristo. A pergunta que João manda fazer não é a pergunta dele próprio, é a pergunta que incomodava os discípulos.
Então, o que a gente percebe com isso é que João Batista sempre procurava diversas maneiras de fazer a mesma coisa: Levar as pessoas a Jesus. De uma ou de outra forma, João estava sempre procurando dizer: É a ele que vocês devem seguir. São os seus passos que vocês devem imitar porque ele é o nosso Mestre.
E como já foi dito semana passada, a mensagem de João continua valendo para cada um de nós: Siga o mestre. Abrace esta causa de dedicar a sua vida a seguir o salvador Jesus Cristo. Ele é o salvador. E só ele. Portanto, como seus discípulos, cabe a nós seguirmos os seus passos.
Mas sobre isso nós vamos falar mais depois. Agora voltemos ao texto. Sendo fiéis a João, os dois discípulos imediatamente vão até Jesus e lhe repetem exatamente as mesmas palavras que o seu mestre João tinha usado: “És tu aquele que viria ou aguardaremos outro”?
E aí nós lemos assim: “Então, Jesus lhes respondeu...” Tudo bem, de fato Jesus disse alguma coisa. Mas também poderia ser assim: “E Jesus, tendo respondido, disse”. Mas como assim “tendo respondido”? Quando Jesus tinha respondido à pergunta? Com as suas ações.
A resposta de Jesus não veio por meio de palavras, e sim por meio de ações. Os milagres e as curas que Jesus realizou bem diante dos discípulos de João como provas do seu poder divino foram a resposta à pergunta sobre o seu messianismo. Se a resposta foi satisfatória aos discípulos, isso não sabemos. O texto só diz que eles foram embora. Agora, se voltaram só para se despedir de João ou se aquela foi a sua despedida de Jesus não dá para adivinhar.
O mais importante, de qualquer forma, é aplicar o texto bíblico à nossa vida a fim de sermos orientados, advertidos e consolados por ela. Assim como aqueles discípulos e tantos outros como o próprio Pedro, nós também passamos por momentos de dúvidas. Também temos perguntas a fazer e, muitas vezes, nos encontramos sem respostas satisfatórias.
Mas será que, em muitas destas vezes, diante das incertezas e dificuldades que a vida traz, não ouvimos a resposta de Deus porque não abrimos nossos olhos para ver o que ele tem feito por nós?
Todas as respostas que precisamos podem ser encontradas na Bíblia. Mas, além disso, temos também as respostas de Deus nas próprias dificuldades e, especialmente, nas inúmeras bênçãos que ele derrama sobre nós.
As respostas de Deus não são só “da boca para fora”. As respostas de Deus são concretas. Ele age em nossas vidas constantemente. É dele que vem tudo o que precisamos para o sustento do corpo e da alma. E, acima de tudo, é dele que vem a nossa salvação.
Que resposta mais concreta você pode querer do amor de Deus do que o fato de ele entregar o seu próprio Filho por nós? O Messias não veio só para ser mais um mestre, mas para dar a vida pelos seus discípulos. É da cruz do salvador Jesus que vem todas as respostas ao sofrimento humano. Pois foi naquela cruz que Deus demonstrou o tamanho do seu amor.
Nós, os que cremos especialmente, somos o alvo deste amor de Deus. Foi por nós que ele se entregou; em nosso lugar. E é por isso que a ordem de Jesus aos discípulos de João é ordem também para nós que somos os seus próprios discípulos: Vão e anunciem o que vocês viram e ouviram.
Quando Pedro e João foram proibidos pelos líderes religiosos de anunciar o nome de Cristo, eles responderam: Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Assim também nós não podemos deixar de falar das respostas concretas que Deus realiza em nossas vidas.
Este texto realmente fala muito sobre o “siga o Mestre” da vida cristã. Podemos aprender várias maneiras de como ser um seguidor do mestre Jesus, seguindo o exemplo de João: falando de Jesus, apontando para Jesus, levando as pessoas a Jesus, criando oportunidades de colocar as pessoas em contato com Jesus. A diferença é que não precisamos imitá-lo em sua morte de cruz, porque isso ele fez em nosso lugar.
E o Advento é um período bastante oportuno para refletir sobre isso. Somos enviados a anunciar o Evangelho porque assim como, da primeira vez, Jesus veio para salvar, ele virá novamente, mas para julgar. E que naquele dia, ninguém possa olhar para a gente e dizer: Você sabia e não me disse.
Por isso vamos acatar a ordem de Jesus para que, naquele dia, tenhamos a grande alegria de ver entrar na glória aqueles a quem anunciamos o Evangelho.
Quem segue o mestre Jesus nesta vida pode ter a certeza de que também o seguirá quando ele entrar pelas portas do céu. Essa é a nossa grande alegria, a nossa grande esperança e a nossa grande mensagem. Com Jesus nós vamos para o céu. Amém.

 Acesse também: falandoteologicamente.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário