Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mensagem 2º dom. após Pentecostes B 2015


Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína

Pr. Edenilson Gass

Sl 130; Gn 3.8-15; 2Co 4.13-5.1; Mc 3.20-35 – 2º dom. após Pentecostes B 2015

Vivendo na família como filhos de Deus

v. 35: “Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.
Quando Deus criou Adão e Eva, a instituição mais importante deste mundo estava sendo criada: a família. Todos nós conhecemos o relato em que Deus disse que não seria bom se o homem vivesse sozinho, assim como não seria para a mulher se ela tivesse sido criada primeiro. Deus conhece muito bem a necessidade que o ser humano tem de viver acompanhado. E com certeza o próximo mais próximo que alguém tem são os membros da sua família: marido ou esposa e depois os filhos.
No entanto, o texto de Gênesis que lemos hoje mostra que triste rumo Adão e Eva tomaram. Não fizeram a vontade de Deus e isso trouxe o pecado ao mundo que deturpou completamente aquela visão bonita do casamento e da família, além de afetar diretamente as atitudes das pessoas. O resultado nós vemos a todo instante: mau uso da sexualidade, filhos não planejados, brigas, agressões, divórcios. Isso só para não estender muito a lista.
O evangelho de hoje tem uma maneira particular de falar sobre a família. De certa forma, Jesus nos dá um conceito novo de família. Mas até chegar lá, temos um caminho a percorrer. O texto parece ter três momentos e vai ajudar muito passar por todos eles: Primeiro as curas de Jesus, depois a crítica dos escribas e a resposta de Jesus e, por fim, o que ele fala sobre família.
Se a gente der uma lida rápida no que antecede o texto de hoje, vamos ver que Jesus vinha realizando muitas curas em muitos lugares. E é claro que poderes assim sempre são bem-vindos, especialmente ao enfermo, ao aleijado, ao paralítico. E a fama de Jesus se espalhou rapidamente. Finalmente, Jesus queria ir para casa descansar e comer alguma coisa. Mas, com aquela multidão em busca dos seus milagres, nem isso ele estava conseguindo.
Quem dera se toda aquela multidão estivesse ali simplesmente por Jesus. Para ver Jesus, para estar com Jesus, para aprender com Jesus. Mas infelizmente a verdade é que, apesar de todos estarem em volta dele, Jesus estava em segundo plano neste cenário. O que vinha em primeiro lugar para aquelas pessoas eram os seus próprios interesses.
E, como é facilmente perceptível, certas coisas nunca mudam. Quantos hoje em dia também vivem afastados de Deus mesmo que se digam cristãos? Não se interessam em conhecer a vontade de Deus, não trabalham pelo reino de Deus. Só buscam a Deus em tempos de necessidade. Ou seja, tanto numa quanto noutra situação, tanto quando não buscam a Deus ou quando buscam, na verdade nunca buscam. Porque o que buscam, na verdade, é sempre atender aos seus próprios interesses.
Essas pessoas, assim como Adão e Eva quando desobedeceram, não fazem a vontade de Deus que é buscar a Jesus, seguir Jesus e aprender com Jesus acima de qualquer outra coisa. E a partir desta vida com Deus colocar em prática os seus mandamentos.
Nesse momento, então, os escribas começam a acusar Jesus de estar possuído pelo demônio como se daí viesse o poder para as curas que ele realizava. Claro que isso não faz nenhum sentido. Jesus mesmo diz assim: Olha, se fosse assim, satanás estaria voltado contra si mesmo. É isso que vocês estão dizendo?
E chama a nossa atenção que Jesus usa um exemplo familiar para exemplificar isso. Ele diz: “Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir”.
Como é triste ver um mundo de lares divididos. Lares divididos por brigas, por ofensas, separações. Ou mesmo quando a família não tem esse tipo de problema, mas também não tem tempo para ficar com o outro. Ou ainda, não separam este tempo. É incrível como as pessoas conseguem fazer tanta coisa, mas não reservam tempo para as pessoas que mais amam.
Por que os casais não desligam aquela maldita televisão e vão tomar um chimarrão ou tereré na área de casa? Conversar sobre a vida, compartilhar alegrias e dificuldades. E os nossos jovens por que não largam aquela porcaria de celular e vão perguntar o pai ou a mãe precisam de alguma coisa? Nós não queremos fazer a vontade de Deus? Os mandamentos a gente já conhece. Agora é só colocar em prática, e é preciso começar dentro de casa. Porque quem não respeita e ajuda os próprios familiares não tem o direito de se dizer cristão.
Quantas vezes também (e isso é uma coisa que a gente precisa estar sempre atento) a pessoa está com problemas no trabalho ou na vida social ou consigo mesma e acaba descontando na sua família? Só porque eu estou de mal com a vida a minha família precisa sofrer junto comigo? Além disso, compartilhar o sofrimento pode até ajudar. Sair brigando com todo mundo com certeza não ajuda em nada.
E aqui chegamos ao final do texto. Marcos escreveu que, naquele momento, enquanto Jesus falava, a família de Jesus chegou lá e pediram que o chamassem. E Jesus mais uma vez nos surpreende com a resposta.
Ele olha as pessoas que estavam ali com ele – que já não era aquela primeira multidão – e diz assim: Essas pessoas que estão aqui não buscando curas, ou em razão dos seus próprios interesses, das suas próprias necessidades, mas simplesmente por minha causa, porque querem estar comigo e aprender comigo, esses são a minha família.
Duas coisas importantes aqui antes que alguém entenda mal. Primeiro: Jesus não está desprezando a sua família. Ele nunca faz isso. Lembremos que mesmo quando estava pendurado na cruz ele se preocupou mais com a sua mãe do que consigo mesmo. Aqui, Jesus simplesmente aproveita aquela situação para transmitir um ensinamento muito importante: que aqueles que fazem a vontade de Deus são da família de Deus.
O que Jesus está dizendo é: eu tenho uma outra família composta por aqueles que fazem a vontade de Deus. Aquelas pessoas estavam lá apesar dos conflitos, apesar de tudo o que estavam dizendo de Jesus.
Assim também nós podemos e de fato temos conflitos em nossa vida. Por vezes, dentro da nossa família. Talvez pessoas que não nos acompanham na nossa caminhada cristã, que não fazem questão de fazer a vontade de Deus. Pode ser que muitos dos nossos familiares neste momento estejam em casa. Alguns por motivos que justificam, outros não. E esses são momentos em que é preciso muita coragem e determinação para dizer: - então você fica, mas eu vou, porque eu sei o que Deus espera de mim.
E segundo: isso não significa que Jesus não se preocupa com as nossas necessidades. Vejam as tantas curas e milagres que ele realizou. Como ele sempre queria ajudar as pessoas especialmente ensinando a elas sobre o reino de Deus. Porque ele sabia que mais importante ainda do que a cura física é a cura espiritual. É a nossa salvação.
Assim também nós podemos sempre ter certeza de que Jesus conhece o que aflige o nosso coração. Ele sabe das nossas necessidades. E ele cuida de nós porque nós somos a sua família.
E muitas vezes Jesus quer fazer isso por nosso intermédio. De modo que cabe a nós também, como irmãos na fé, vivermos em união e ajudarmos uns aos outros nas suas necessidades. Não só materiais, mas também espirituais.
Assim como Jesus disse à Maria e João que estavam no pé da cruz “eis aí teu filho; eis aí tua mãe”, assim ele também nos convida a olharmos o nosso próximo como irmãos, filhos ou pais que precisam de nós. Mais do que isso, como pessoas que Deus colocou ao nosso redor por nenhuma outra razão do que essa: para que cuidemos uns dos outros.
Adão e Eva estragaram tudo, mas Deus consertou enviando Jesus. E Jesus quer vir morar em nossos lares por meio da sua Palavra, da oração e de vida cristã para que, onde o nosso pecado tenta estragar tudo, Jesus plante o amor em lugar da indiferença, o altruísmo em lugar do egoísmo, a benignidade em lugar do orgulho.
Deus sabe o quanto o pecado atrapalha nossos relacionamentos. Mas também sabe o quanto essas pessoas são importantes para nós. Jesus quer que tenhamos uma família feliz e cristã. E só Jesus pode tornar nossos lares felizes mesmo em meio às dificuldades. Só ele pode formar uma família cristã onde todos juntos buscam o reino de Deus em primeiro lugar. Por isso, se você busca o bem da sua família, siga a Jesus e faça a vontade de Deus. Essa é a melhor coisa que podemos fazer pela nossa igreja e pela nossa família. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário