Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Mensagem 3º dom. de Páscoa A 2014



Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Lc 24.13-35 – 3º dom. de Páscoa A 2014
Jesus caminha com a gente
v. 15: “Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles”.
Na trajetória da vida ter alguém do nosso lado é coisa que faz uma tremenda diferença. Não tem nada melhor do que ter uma pessoa em quem você pode confiar. Alguém com quem contar. Mas em alguns momentos específicos da vida ter esse alguém é algo imprescindível. Não dá nem para pensar em enfrentar esta ou aquela situação sozinho. Na hora do medo, da insegurança, nas horas de angústia a gente sente a necessidade de ter alguém do nosso lado.
O texto de hoje nos apresenta alguém com quem nós podemos contar sempre. Para esse amigo não há hora ruim. Ele está sempre disposto a ouvir o nosso lamento e nos consolar com as suas palavras.
Essa passagem, que só Lucas conta com maiores detalhes, é uma passagem, no mínimo, interessante. Não só porque esses dois discípulos não fazem parte do grupo dos onze, mas também pela forma como as coisas acontecem, a situação em que eles se encontravam e os sentimentos que atribulavam seus corações.
Os dois discípulos iam de Jerusalém para a aldeia de Emaús. Uma jornada de aproximadamente 11km. Portanto, uma viagem não muito longa, mas, para quem ia a pé, demorava um pouco. E estavam conversando sobre os últimos acontecimentos da região. Um tal de Jesus, que se dizia o Messias, ajuntou um grande grupo de seguidores dizendo ter vindo para ser o rei de Israel. Mas agora está morto. E assim eles iam conversando e discutindo.
Nisso Jesus se aproxima e, como alguém que só quer uma companhia para a viagem, tenta entrar na conversa perguntando qual era o assunto que tanto os preocupava. Surpresos com a pergunta e ao mesmo tempo tristes, os discípulos param diante daquele que só podia ser o único homem que parecia não saber nada a respeito de Jesus.
Interessante que Jesus não permite que eles o reconheçam. Não que estivessem cegos, mas simplesmente não lhes era possível reconhecer que aquele era Jesus. E assim eles contam a Jesus tudo o que havia acontecido em Jerusalém que era o que os atormentava tanto.
Nas suas palavras, os discípulos demonstravam tristeza, confusão, frustração. Falavam como quem está tomado de uma emoção angustiante. Misturando suas migalhas de esperanças a seus medos. Falam muitas coisas, mas não se prendem a nenhum assunto. Típico de quando os pensamentos são tantos que não é nem possível organizar uma ideia de forma sistemática.
Nós até poderíamos perguntar: Por que, então, Jesus não se mostrou logo para que eles cressem na sua ressurreição e não tivessem de sofrer mais ainda? A resposta é simples: Jesus queria que eles aprendessem a crer não só na sua presença física, mas na sua palavra porque isso é confiar verdadeiramente e é a sua própria palavra que cria em nós a fé verdadeira.
Por isso qual foi a atitude de Jesus durante aquela caminhada? A única coisa que ele fez foi anunciar novamente as Escrituras. Jesus não fez nada mais do que falar da Bíblia. E o texto diz que isso ardeu em seus corações. A palavra de Deus ardia em seus corações cada vez mais e mais até que finalmente seus olhos foram abertos.
- Jesus está aqui! Na nossa frente! E aí Jesus, de propósito, desaparece para que eles não esqueçam que é preciso confiar sem ver. E como a palavra de Deus havia novamente reacendido a fé daqueles discípulos, imediatamente eles voltam para Jerusalém para se encontrar com os outros cristãos.
Exatamente como Deus faz com a gente. A cada domingo em que Deus nos traz até aqui porque ele nos deu a fé e agora nós queremos nos reunir com os irmãos para sempre de novo ouvir a palavra de Deus que nos alcança e arde no nosso coração.
Aliás, muitas são às vezes em que também nos encontramos com os olhos contidos. De modo que Jesus pode estar bem do nosso lado que nós não o enxergamos. Isso pode acontecer por causa do pecado que está em nós e que nos separa de Deus. Mas também pode acontecer porque o próprio Jesus contém os nossos olhos.
Deus contém os nossos olhos para que aprendamos a crer sem provas visíveis, unicamente por causa daquilo que ele diz na sua Palavra. Quantas vezes nós queremos provas, sinais de que Jesus realmente está conosco? E normalmente queremos essas provas pedindo que Deus intervenha no nosso sofrimento o mais rápido possível.
Quando Deus contém os nossos olhos, somos lembrados que a fé precisa ser constantemente alimentada para que ela não enfraqueça. Pois mesmo a fé está sob o poder de Deus. Não que nós não creiamos em Jesus como nosso Senhor e salvador. Mas, no que depende de nós, nossa fé está sempre sujeita a vacilações e incertezas.
Sem dúvida, esse é um dos textos onde mais facilmente nos identificamos. Encontramo-nos, nos vemos no texto. Somos os discípulos de Emaús. Durante a nossa jornada, nem tão longa nem tão breve, passamos por muitos altos e baixos. Passamos por muitos momentos de tristeza e desconfiança. Momentos que não dá para enfrentar sozinho.
Mas Jesus é aquele que se aproxima. Que se interessa pela nossa causa. Que pergunta: - O que te aflige? O que perturba o teu coração. E que depois de ouvir todos os nossos lamentos, nos consola com as únicas palavras que realmente podem trazer conforto: A palavra de Deus.
Certo comentarista bíblico escreveu assim: “Este é sempre o efeito das palavras de Cristo. Quando estamos tristes e fracos, quando desejamos consolo e com alma sedenta ouvimos a palavra do Senhor, então nossos corações serão aquecidos com o conforto da salvação e do perdão do pecador, e a nossa fé, que estava prestes a se extinguir, é, mais uma vez, avivada até brilhar como uma chama vigorosa”.
Por isso, mesmo sem nenhum tipo de prova ou de sinal, mesmo que tudo indique a total ausência de Deus, podemos confiar de todo o coração que Jesus está do nosso lado. Quando, nas difíceis jornadas, caminhamos tristes, Jesus caminha com a gente. Jesus participa da nossa caminhada.
Justamente nos momentos de tristeza, confusão, frustração é que somos convidados a nos colocarmos nas mãos de Deus em completa confiança. Porque nele nós podemos confiar. Com ele nós podemos sempre contar.
Esse é o nosso Deus. Um Deus que não consegue ficar longe daquele que está atribulado na sua angústia, na sua dor, no seu desespero. É como se ele tivesse de vir, se colocar do nosso lado e compartilhar do nosso sofrimento.
E tudo isso apesar dos nossos pecados, dos quais o pior é o não confiar na providência e na bondade de Deus em todas as situações da nossa vida. Por isso não importa por onde andaste até agora. Não importa qual é a tua jornada. Jesus caminha com a gente! E vai continuar até o fim! Amém.
Fp 4.7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus para a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário