Páginas

sábado, 17 de maio de 2014

Mensagem 5º dom. de Páscoa A 2014



OBS: Para melhor aproveitamento da mensagem, é aconselhável a leitura do texto bíblico indicado. Neste caso, por exemplo, João 14.1-14.
Igreja Evangélica Luterana Cristo – Juína
Pr. Edenilson Gass
Jo 14.1-14 – 5º dom. de Páscoa A 2014
Jesus é o caminho que leva ao céu
v. 6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Uma coisa é certa: Independente do caminho que você escolher, ele só vai te levar a um lugar. Nunca um mesmo caminho pode levar a dois lugares nem dois ou mais caminhos te levarem a um mesmo destino. O caminho de casa é um. O do mercado é outro. Tomar o caminho do mercado e esperar chegar em casa é simplesmente impossível.
A Bíblia fala várias vezes sobre caminho. Já no Antigo Testamento o profeta Isaías anunciava: “Preparai o caminho do Senhor”. E no Novo Testamento temos esta famosa afirmação de Jesus onde ele apresenta a si mesmo como o caminho.
Vale a pena notar o contexto em que se desenvolve essa conversa de Jesus com os discípulos. O clima não parece dos mais agradáveis. Jesus há pouco havia indicado Judas como traidor. Então ele dá um “novo mandamento” (que de novo não tem nada) para mostrar que a Lei de Deus só pode ser cumprida no amor. E que se eles quisessem mostrar que são seus discípulos, deveriam amar uns aos outros. Por fim, Pedro diz que daria a própria vida para estar com Jesus e Jesus responde dizendo que até o amanhecer Pedro o teria negado três vezes.
Com certeza, o coração dos discípulos estava, no mínimo, conturbado. Mas esse não é o tipo de sentimento que Jesus quer que tome conta dos corações daqueles que o seguem. Por isso Jesus diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”.
Assim também quando na nossa vida o clima é tenso. Quando o nosso coração está atribulado com preocupação, ansiedade, medo. Jesus continua dizendo: “Não se turbe o vosso coração”. E nos leva a confiarmos nele como aquele que pode e quer nos ajudar em qualquer situação.
E nesses momentos da vida, é normal que nos sintamos como quem anda sem rumo. Não sabemos exatamente o que fazer, para onde ir. E, junto com Tomé, acabamos perguntando: Senhor, “como saber o caminho”?
Jesus também responde a nós quando diz: “Eu sou o caminho”. E não só o caminho, mas também “a verdade, e a vida”. E “ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Logo de início é importante lembrar que em momento algum Jesus diz que existe um caminho. Não existe um caminho. Existe o caminho. E esse caminho é ele próprio.
O caminho não são os seus ensinamentos, não são as leis de Deus, não é o exemplo de vida que Jesus dá. O caminho é ele próprio. Assim como na semana passada ele se apresentou como a porta do aprisco, como aquele que dá acesso à Igreja de Deus, aqui ele se diz o caminho. O caminho que leva ao céu.
Quando Jesus diz isso fica claro que a única coisa determinante para a salvação é a fé em Jesus como nosso salvador. Não é pelo que nós fazemos ou deixamos de fazer, nem mesmo pelo tamanho ou força da nossa fé. O que importa é simplesmente a fé em Jesus como nosso Deus e salvador.
Claro que essa não é uma fé qualquer. Ou seja, seguir os ensinamentos de Jesus e o seu exemplo não prova que alguém será salvo. É preciso crer em Jesus como quem ele realmente é: o Deus-homem Jesus Cristo.
Vejam que o discípulo Filipe, que há tempo seguia Jesus e ouvia seus ensinos ainda seguia Jesus como um simples mestre. Nós podemos perceber isso a partir do que ele diz: “Senhor, mostra-nos o Pai”. E aí Jesus responde: Por acaso você não está me vendo? Quem vê a mim, vê o Pai. Porque o Pai e eu somos um.
Por isso é tão perigoso quando uma pessoa ouve um ou dois sermões, lê uma vez um dos evangelhos e acha que já conhece a Bíblia toda e que não precisa aprender mais nada.
Só existe um caminho que leva ao céu. E muito facilmente nós podemos nos desviar desse caminho. Por isso precisamos que Deus sempre de novo nos fortaleça com a sua palavra, nos mantendo firmes e leais no caminho que é Jesus.
Isso também tem a ver com o que Jesus vai dizer em seguida, que ele é a verdade. Embora tudo o que Jesus diz é verdade, não é dos seus ensinamentos que ele está falando. Mas dele próprio. “Eu sou... a verdade”.
Mas o que significa que Jesus é a verdade? Biblicamente, verdade tem a ver com revelação. E essa revelação é uma coisa tão clara, tão visível, tão inquestionável que mostra que nada mais pode ser a verdade.
Jesus é a revelação de Deus. A vinda de Jesus ao mundo mostra ao mundo todo a verdade de que Deus quer salvar a todos pela morte e ressurreição de Jesus. Qualquer outro caminho, mesmo que diga levar ao céu, é um caminho mentiroso.
Quantas pessoas procuram o caminho para o céu? Ou, talvez poderíamos dizer, criam seu próprio caminho para ser trilhado. Esmeram-se em fazer aquilo que pensam ser agradável a Deus e esperam que Deus as recompense com a vida eterna por causa dos seus esforços.
Mas não é preciso procurar ou inventar um caminho. Jesus, a verdade, a revelação de Deus, revelou que ele próprio é o caminho. O único caminho. E quem está unido com ele, pela fé, já pode desde agora ter a certeza da salvação.
Por fim, Jesus também diz que ele é a vida. Uma vida todos têm. Também os descrentes. Mas a vida, só tem aqueles que creem em Jesus como seu único salvador. Porque o dom da vida, que Deus concede a todos, tem um prazo de validade que acaba junto com este mundo. Já dom da vida, que Deus concede através de Cristo Jesus, essa dura para sempre.
E se a vida eterna começa com a fé em Jesus, então podemos confiar que Jesus está conosco já agora. E nos momentos em que o nosso coração se turba, podemos confiar que Deus está do nosso lado e que ele nos ajuda e fortalece em qualquer situação. E, assim, em meio a alegrias e dificuldades, Deus continua nos guiando pelo caminho que nos leva até ele, onde Jesus está preparando lugar para todos nós.
Querer chegar em algum lugar não é o suficiente para chegar lá. Não é possível seguir um caminho qualquer, de nossa preferência, e esperar chegar nas mansões celestes. Só há um caminho. E esse caminho é Jesus. Esse caminho nós não procuramos. Ele mesmo se revelou a nós quando nos trouxe a vida eterna.
O caminho que Isaías anunciou no Antigo Testamento. Para o qual João Batista preparou o nosso coração pregando o arrependimento. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Não há outro caminho. Jesus foi, é e sempre será o caminho que leva ao céu. Amém.


A summary...
Jesus is the way who leads us to heaven
It is certain: A way can leads you only to an unique place. It is impossible you take the way to the supermarket and get home. Each way leads you to an unique place. To get there, you need to take the correct way.
Jesus show himself as the Way. The way is not his teachings, the Law or the moral examples of Jesus. The way is himself. So, we learn that the only important thing to salvation is the true faith in Jesus Crist as our unique savior. The God-man Jesus Crist.
How many people look for a way to heaven? Or create their own ways, doing what they think will please God. They hope God rewards them because of their efforts.
But it is not necessary to look for or create a way which leads to God’s mansions. The correct way has already showed itself to all the world. Jesus is the way. Through the faith, just now we can have assurance of salvation. And God is with us since now leading us in the correct way.
Jesus says: “I am the way, the truth, and the life: no man cometh unto the Father, but by me”. There is no other way. Jesus was, is and always will be the Way who leads us to heaven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário